Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Entendendo laudo de patologia

Laudos patológicos são fundamentais para que o médico possa definir qual a melhor abordagem de tratamento. A maioria dos pacientes tem dúvidas sobre a apresentação das informações.
Normalmente, os laudos patológicos se dividem em informações de identificação, informações clínicas, descrição macroscópica, descrição microscópica, diagnóstico e comentários. Para ajudar no entendimento dos resultados, seguem alguns esclarecimentos:

Informações de identificação: essas não causam dúvidas, pois são básicas como nome do paciente, data e nome do exame (biópsia ou cirurgia), mas devem ser conferidas pelo paciente.

Informações clínicas: são as informações do paciente, fornecidas pelo médico que retirou a amostra de tecido. Podem conter histórico clínico do paciente e solicitações especiais ao patologista. Por exemplo, o médico pode informar que o paciente já tinha algum tipo de câncer, o que servirá ao médico patologista como orientação para definição se é um câncer secundário ou novo câncer primário.

Descrição macroscópica: neste item será descrito o que o patologista vê por observação direta, além das dimensões e consistência da amostra. Quando for uma amostra de citologia, a descrição macroscópica é curta e, geralmente, observa o número de lâminas da amostra. Se a amostra é um fluído corporal, são anotados a cor e o volume.

Descrição microscópica: é a descrição do que o patologista vê sob o microscópio. A aparência das células cancerosas, sua disposição, a extensão da invasão ao tecido normal são geralmente incluídas na descrição microscópica.

Diagnóstico: é a parte mais importante para o médico, pois é nele que o profissional irá se basear para definir qual a melhor estratégia de tratamento. No caso de câncer, é neste tópico que será descrito tipo exato de câncer e, geralmente, sua extensão e localização.

Comentários: é a seção onde o patologista colocará outras informações que julgar necessárias, esclarecer uma preocupação ou recomendar a realização de mais estudos e exames.

Please publish modules in offcanvas position.