Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

A importância diagnóstica da biópsia

A biópsia consiste na retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. É feita por médico patologista, que auxilia na investigação de uma doença.

Em muitos casos, a biópsia é o único caminho para confirmar um diagnóstico, pois outros exames não conseguem confirmar ou descartar uma suspeita dos médicos.

Há casos em que o procedimento é simples e pode ser feito com anestesia local. Em outras situações, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos e com anestesia geral.

A biópsia vai permitir descobrir se existe alguma alteração da forma e do tamanho das células, e é muito útil para identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.

Se a biópsia for interna, o procedimento é geralmente orientado por imagens, por meio de tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética.

Praticamente todos os órgãos e componentes corporais podem ser biopsiados: músculos, pele, ossos, líquidos, secreções etc. O termo biópsia vem do grego, bios = vida e opsis = aparência, visão.

Please publish modules in offcanvas position.