Central de Atendimento

(51) 3228 2318

Cuidado com verrugas genitais, elas podem ser precursoras de câncer

A verruga genital - ou condiloma acuminado - é um sinal de infecção pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano), que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

Por isso, é preciso ficar alerta e procurar um médico caso surja alguma verruga genital. Entretanto, nem sempre as verrugas são visíveis a olho nu e podem não apresentar sintomas. As verrugas genitais costumam ser da cor da pele ou um pouco mais escuras. A parte de cima pode ser macia ou enrugada.

Nos homens, a localização mais frequente das verrugas é na glande (cabeça do pênis) e na região do ânus. Nas mulheres, costuma aparecer na vagina, na vulva, na região do ânus e no colo do útero. Também podem surgir na garganta e na boca.

Os sintomas das verrugas genitais podem ser secreção vaginal, coceira, sangramento e sensação de queimação. Seu tratamento é feito via medicamentos ou remoção cirúrgica.

Como elas são frutos de infecção provocada pelo vírus do HPV, e existem mais de cem tipos diferentes, é fundamental investigar a fundo para descobrir se o tipo encontrado está relacionado ao câncer de colo de útero para que o profissional médico estabeleça a melhor conduta de tratamento.

Please publish modules in offcanvas position.