Central de Atendimento

(51) 3228 2318

Todo homem deve fazer PSA

Assim como as mulheres são orientadas a fazer mamografia a partir de determinada idade, como forma de detectar o câncer de mama no seu início, homens precisam fazer o exame PSA, anualmente, após completarem 45 anos para detectar ou descartar a existência de câncer de próstata.

A cura do câncer de próstata é possível, desde que seja descoberto precocemente. Por isso, o exame PSA é tão importante. Para a sua realização, o procedimento é fazer a coleta de sangue para verificação dos níveis de PSA. As células cancerígenas fazem aumentar a quantidade de PSA na corrente sanguínea. Se o exame detectar níveis acima do normal, é possível solicitar a biópsia da próstata para confirmar a existência ou não da doença.

Conjugado ao PSA, homens devem se submeter ao exame de toque retal para detectar a hiperplasia prostática benigna (HPB) - quando a próstata aumenta de volume – ou o câncer de próstata na fase inicial. Em relação ao PSA, quando o homem desenvolve HPB, é possível que os níveis de PSA se elevem, sem que isso signifique o surgimento de câncer.

Please publish modules in offcanvas position.