Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Hepatocarcinoma: câncer primário do fígado

Os tumores malignos que acometem o fígado podem ser divididos entre primários (originários do próprio fígado) e metastáticos (surgem em outros órgãos e acabam atingindo o fígado). O câncer primário do fígado, por exemplo, representa a sexta causa de câncer e a terceira causa de morte por câncer no mundo.

 

Dos tipos de câncer primário, o hepatocarcinoma (ou carcinoma hepatocelular – CHC) corresponde a 85 a 90% dos tumores, resultando em aproximadamente 600 mil mortes por ano. Na maioria dos casos, o hepatocarcinoma está associado à cirrose hepática. Segundo estimativas, a infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB) e da hepatite C (VHC) tem relação com mais de 80% dos casos de hepatocarcinoma.

Em estudos recentes, observou-se um aumento da mortalidade por hepatocarcinoma nos Estados Unidos e na Europa. Já a mortalidade por cirrose hepática diminuiu ou permaneceu estável nestas regiões. Nos Estados Unidos, especificamente, o hepatocarcinoma é a causa de morte por câncer que apresenta maior crescimento – aumento de 80% da incidência anual nas últimas duas décadas.

Esse crescimento no número de mortes se deve, em parte, à alta incidência das doenças do fígado e ao diagnóstico tardio da doença – quando diagnosticado, o câncer já está em estágio avançado. No entanto, há grandes avanços no tratamento do câncer do fígado. Exemplos: métodos modernos como a radioablação, que torna a cirurgia desnecessária para pequenos tumores; transplante de fígado; novas técnicas aplicadas em cirurgias hepáticas; radio e quimioembolização; e medicamentos oncológicos para os tumores mais avançados.

De acordo com especialistas, a realização periódica de exames de avaliação hepática é necessária para diagnosticar o câncer do fígado precocemente. Inclusive, paciente com cirrose de fígado devem se submeter um exame de ultrassonografia a cada seis meses. E pacientes com histórico familiar de câncer de fígado ou nódulos hepáticos suspeitos devem ter atenção redobrada, buscando descobrir os riscos reais que correm.

 

Please publish modules in offcanvas position.