Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Principais doenças diagnosticadas por exames laboratoriais

Uma visita ao médico pode exigir uma ida a algum laboratório de análises clínicas, certo? Isso porque a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças exigem, na maioria dos casos, o laudo de um patologista. 

 

Entre doenças comuns, crônicas e raras, os resultados dos exames laboratoriais são imprescindíveis para ajudar a detectar corretamente qual o problema. Por meio do hemograma, por exemplo, é possível identificar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, além de problemas no sistema imunológico. Com a análise dos leucócitos, das hemácias e das plaquetas, o hemograma fornece informações valiosas sobre as células do sangue.Se o hemograma detectar diminuição das hemácias, pode indicar hemorragia ou anemia. Já a contagem dos leucócitos serve para detectar infecções ou inflamações, avaliando a necessidade de uma biópsia da medula óssea ou analisar a resposta do organismo a tratamentos com antibióticos ou quimio e radioterapia. 

 

Casos em que os leucócitos estão elevados (leucocitose) pode ser sinal de infecção, leucemia, infarto do miocárdio, gangrena ou necrose de tecido. Se os números forem menores (leucopenia), pode sinalizar uma depressão da medula óssea, provocada por infecções virais ou tratamentos de câncer, além de ingestão de mercúrio ou exposição ao benzeno. O vírus Influenza, hepatite infecciosa e rubéola são algumas das patologias que podem causar leucopenia. 

 

Exames de urina,por sua vez, ajudam a identificar possíveis disfunções renais e diabetes. Faça sempre seu check-up anual e monitore sua saúde para viver com mais qualidade de vida. Conte conosco!

Please publish modules in offcanvas position.