Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Anatomia patológica é ferramenta que acelera diagnósticos, saiba por que investir nos hospitais com esse procedimento

Diagnósticos precisos, bem realizados e ágeis são fundamentais para o sucesso de qualquer hospital e a felicidade dos pacientes. Por isso, novas tecnologias são sempre bem-vindas em instituições que desejam se tornar referência. 

 

Um exemplo disso são as metodologias que sequenciam o DNA e RNA de nova geração, permitindo a investigação de doenças hereditárias, assim como a avaliação aprofundada da causa de doenças por meio de testes em tecidos e fluidos retirados do corpo. Esse cenário explica o motivo de os hospitais brasileiros investirem cada vez mais na anatomia patológica, que permite a identificação precisa de doenças infecciosas, inflamatórias e tumores de todas as espécies. Esse é um ramo da patologia e da medicina que diagnostica doenças por meio do exame macroscópico de peças cirúrgicas, com análises microscópicas utilizadas para o caso de estudos analíticos de células e tecidos.

 

A anatomia patológica verifica, assim, todos os materiais removidos em intervenções cirúrgicas, como biópsias e punções. Além disso, o setor também realiza exames com a técnica de imuno-histoquímica, sobretudo para identificar células cancerígenas. Essa investigação científica é, muitas vezes, o ponto de partida na determinação da melhor terapia, atuando sempre de forma multidisciplinar e em consonância com outros especialistas. 

 

Na prática, as chances de erro médico são reduzidas, o que contribui no alcance de diagnósticos mais precisos. O resultado? Maior velocidade na entrega dos resultados, maior rapidez para o início dos tratamentos e menor tempo de internações. As ferramentas de anatomia patológica não são um gasto, mas um grande investimento, garantindo maior credibilidade às instituições, refletindo-se nos indicadores de qualidade. 

 

A assertividade das pesquisas nesta área contribui com mudanças positivas aos indicadores de performance das instituições de saúde brasileiras, reduzindo custos e aprimorando a excelência na prestação de serviços. O hospital não pode se dar ao luxo de cometer erros de diagnóstico. Conte com a anatomia patológica e contribua com uma saúde melhor.



Please publish modules in offcanvas position.