Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Caroço no pescoço pode ter causas variadas, saiba o que fazer

Pense no seguinte cenário: você toca no pescoço e percebe um caroço que antes não existia. Difícil controlar o desespero, certo? Porém, é bem importante manter a calma. Existem também as pessoas que deixam o problema de lado, sem qualquer preocupação - atitude também errada. 

 

Quando houver a presença de algo estranho, o recomendado é sempre procurar ajuda médica.  Um nódulo palpável no pescoço pode indicar diversos problemas, desde feridas e inflamações até casos de câncer. Por isso, é essencial investigar. O primeiro passo é procurar um especialista para realizar os exames necessários, em geral, a análise clínica e ultrassonografia. É comum que o patologista entre em cena com a biópsia aspirativa, que utiliza uma agulha fina para aspirar células de nódulos ou lesões em órgãos e tecidos, normalmente sem anestesia. Essa técnica é pouco invasiva e bem tolerável, com resultados precisos e rápidos. 

 

No exame físico, costuma-se determinar a correlação do nódulo com certas doenças, como neoplasias da glândula salivar, que são evidenciadas por nódulos submandibulares. É aconselhado que se realizem exames ultrassonográficos frequentemente, em pacientes com histórico progressivo ou familiar de tumor no pescoço, prevenindo o surgimento de nódulos não palpáveis.

Please publish modules in offcanvas position.