Central de Atendimento

(51) 3228 2318

WhatsApp (51) 9 9870 5808

Qual a diferença do câncer de colo de útero e câncer de endométrio?

O câncer de colo uterino é originado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) do tipo oncogênico (principais sorotipos 16 e 18), afetando principalmente mulheres entre 40 e 50 anos de idade.A estimativa é que haja 17 mil novos casos por ano em nosso país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

 

O câncer de endométrio, por sua vez, ocorre quando há espessamento dessa camada devido à hiperplasia, ou seja, crescimento celular anormal, em geral causado por estímulo hormonal. É menos comum, mas pode atingir qualquer faixa etária, principalmente mulheres no pós-menopausa. O principal sintoma é o sangramento uterino anormal. O diagnóstico costuma ser feito em estágios iniciais, o que facilita a cura. 

 

O diagnóstico para as doenças é realizado no exame papanicolau/colpocitologia oncótica, em que é possível identificar lesões pré-cancerígenas através da biópsia do colo uterino, feita por um patologista em laboratório confiável. O câncer de colo do útero pode progredir para estruturas pélvicas como bexiga, reto e linfonodo, considerado localmente avançado em casos de metástase. O exame preventivo continua sendo o melhor método de detecção de lesões iniciais. 

 

O tratamento para as doenças irá depender do estágio da doença. Quando inicial, é realizada a retirada cirúrgica do corpo e colo uterino (histerectomia), havendo casos que necessitam a retirada cirúrgica do colo uterino para câncer de colo do útero e retirada cirúrgica da camada interna do corpo do útero por Histeroscopia (quando o tumor do endométrio é superficial ou restrito a um pólipo), preservando a fertilidade feminina. 

 

Em estágios iniciais, a taxa de sobrevida é de 90% para o câncer do colo uterino, e 96% no câncer de endométrio. Após o tratamento cirúrgico, o resultado anatomo patológico irá indicar a necessidade ou não de complementar com radioterapia e quimio, caso haja comprometimento de outras estruturas como os linfonodos. 



Please publish modules in offcanvas position.